Que a Imaculada Conceição te abençoe pela visita, hoje é

PASTORAIS E MOVIMENTOS


Legião de Maria
É uma associação de leigos, sob a proteção de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho ativo apostólico, promove a santificação de seus legionários. A Legião tem apenas em vista o bem espiritual e, portanto, não dá auxílio material.Surgiu na Irlanda em 1921 e se espalhou pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil em 1951. O primeiro grupo foi formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rua do Riachuelo. Está em todo o Brasil, nos mais longínquos lugares, numa expansão continuada. Há legionários que vão à Amazônia para fundar Praesidia e voltam lá para mantê-los unidos e com trabalhos corajosos.


Congregação Mariana

É uma associação pública de leigos. É formada por cristãos católicos que procuram seguir melhor o Cristianismo através de uma vida consagrada à Mãe de Deus, a Virgem Maria."Santidade e apostolado" são suas metas para uma transformação cristã da Sociedade humana. É um movimento de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

Antonianos

Ordem Franciscana Secular

Entre as famílias espirituais, suscitadas pelo Espírito Santo na Igreja, a Família Franciscana reúne todos aqueles membros do Povo de Deus, leigos, religiosos e sacerdotes, que se sentem chamados ao seguimento do Cristo, à maneira de São Francisco de Assis. Por modos e formas diversas, mas em recíproca comunhão vital, eles querem tornar presente o carisma do comum Pai Seráfico na vida e na missão da Igreja.  No seio da dita família, ocupa posição específica a Ordem Franciscana Secular que se configura como uma união orgânica de todas as fraternidades católicas espalhadas pelo mundo e abertas a todos os grupos e fiéis. Nelas, os irmãos e as irmãs, impulsionados pelo Espírito a atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular, são empenhados pela Profissão a viver o Evangelho à maneira de São Francisco e mediante Regra confirmada pela Igreja.

Apostolado da Oração

É uma organização composta por leigos católicos cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Nasceu em uma casa de estudos em Vals perto de Le Puy, França, onde seminaristas de filosofia e teologia da  Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) sentiram o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo, inspirado pelo Espírito Santo Pe: Francisco Xavier Gautrelet, Jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia, oferecer seus trabalhos e estudos sacrifícios e suas alegrias, ofereciam tudo, em espírito apostólico, assim nasceu o Apostolado da Oração na França e espalhou-se pelo mundo.

Renovação Carismática

A Renovação Carismática Católica acredita que a ação do Espírito de Deus não se restringiu apenas a uma época, pois Ele renova sua Igreja diariamente. É  um Movimento que testemunha, para a glória de Deus, vidas sendo transformadas, famílias sendo restauradas. Pois acreditam firmemente que a única cultura capaz de fecundar a civilização do amor é a Cultura de Pentecostes.



JUFRA/MINI – JUFRA/MICRO-JUFRA
A JUFRA nasceu da Ordem Franciscana Secular em 1950, porque era necessário criar um espaço jovem dentro da família franciscana. A JUFRA só existe se ligada à OFS; na verdade, a JUFRA faz parte da OFS, e conta ainda com a colaboração das outras ordens franciscanas. Assim como na OFS, os integrantes da JUFRA, os “Jufristas”, não precisam viver em mosteiros, conventos ou claustros. Devem, por vocação e escolha, viver normalmente entre as outras pessoas (ou no Século, como se diz) e podendo casar e ter filhos. Porém, o “Jufrista” deve procurar viver em obediência ao Evangelho, como o fez São Francisco.

JUAMUM

MEJ
O MEJ é uma seção especial do Apostolado da Oração que tem elementos específicos e uma direção própria, segundo as circunstâncias, e se rege por normas apropriadas. Histórica e juridicamente foi sempre uma seção especial do Apostolado da Oração. Os membros do MEJ esforçam-se por conhecer internamente a pessoa de Jesus e viver seu estilo de vida, por meio da experiência pessoal e comunitária de oração, discernimento e serviço. E procuram estar unidos a Ele, especialmente celebrando, na Eucaristia, o memorial de sua vida, morte e ressurreição. Esforçam-se, portanto, em fomentar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus (Fl 2,5) para mais amá-lo e segui-lo, visando colaborar para construir seu Reino no mundo jovem, nos lares, no trabalho, na sociedade. Para atingir tal objetivo o MEJ encontra Jesus no Evangelho e na Eucaristia e o acompanha na Missão. Seu lema, portanto, pode exprimir-se nestas palavras: ORAÇÃO, EVANGELHO, EUCARISTIA, MISSÃO.

Caminho Neocatecumenal
 
O Caminho Neocatecumenal não é um movimento ou uma associação, mas um instrumento das paróquias a serviço dos Bispos, para iniciar, renovar e amadurecer na fé tantas pessoas que se encontram longe da Igreja. O Caminho Neocatecumenal começou por obra de Kiko Argúello e Carmen Hernandez, na década de 1960, em Palomeras Alta, uma das favelas mais pobres de Madri. Na mesma época, o Caminho foi confirmado e apoiado pelo então Arcebispo de Madri, Casimiro Morcillo, que constatou, na primeira comunidade de Palomeras, uma verdadeira redescoberta da Palavra de Deus e uma concretização da renovação litúrgica, então fomentada pelo Concílio Vaticano II. Com base na experiência positiva das igrejas de Madri, em 1974 a Congregação para o Culto Divino adotou o nome de Caminho Neocatecumenal para essa nova experiência de iniciação cristã.


ECC
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja.
 
EJC
O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) é um movimento cristão desenvolvido pela Igreja  no Brasil, espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC). O EJC tem por objetivo a evangelização de  jovens com idades entre 17 e 30 anos, assim como a existência de um círculo de convivência no âmbito Paroquial/Pastoral. É atualmente um dos principais movimentos jovens na Igreja do Brasil. Aqueles que já participaram do EJC são chamados "encontreiros", e os que estão participando pela primeira vez são chamados de "encontristas".

MECE

 PARÓQUIA N. SRA DA CONCEIÇÃO ANIL
ESCALA DA MECE – NOVEMBRO 2013
A Eucaristia cria comunhão e educa para a comunhão.


Dia 01 sexta-feira: 6:30h. Eliete/ 15h. Luiz Carlos/ 18:30h. Fidélia
Dia 02 sábado: 6:30h. Marlúcia / 18:30h. Irapoã, Socorro Piorsk,  Mª José
Dona Fifi
Dia 03 DOMINGO:  - Horários:
7:00h.  Ana Célia, Dinorá,  Ribamar Jorge,  Eliete
9:30h. Jorge Paulo,  Maria Costa, Conceição,  Francisco
19:00h. Fidélia, Luiz Carlos, Elizabete,  Socorro Piorsk
Dia  04 segunda-feira: 6:30h.  João Batista / 18:30h. Conceição
Dia 05 terça-feira: 6:30h. Luiz Carlos / 18:30h. Fernanda Marão
Dia 06 quarta-feira: 6:30h. Jorge Paulo / 18:30h. Clice
19:30h. Missa de Rua:  Fernanda, Fidélia
Dia 07 quinta-feira: 6:30h. Cleba / 18:30h. Ângela
Dia  08 sexta-feira: 6:30h. Elizabete / 18:30h. João Batista
19:30h. Missa de Rua: Luiz Carlos, Cleba
Dia 09 sábado: 6:30h. Fernanda / 18:30h. Fidélia,  Elizabete, Irapoã,
Francisco
18:30h. Divina Pastora: Fernanda, Luiz Carlos, Dona Cleba, Clice
Dia 10 DOMINGO – Horários:
7:00h. Fernanda,  Eliete, Maria José, Cleba
9:30h. Irapoã, Maria Costa,  Ana Célia, Jorge Paulo
19:00h. Francisco,  Socorro Piosk,  Ribamar Jorge,  Conceição
Dia 11 segunda-feira: 6:30h. Eliete / 18:30h. Fernanda Marão
19:30h. Missa de Rua: Irapoã, Ana Célia
Dia 12 terça-feira: 6:30h. Dinorá / 18:30h.  Maria José
19:30h. Socorro Piosk,  Francisco, Elizabete, Conceição
Dia 13 quarta-feira: 6:30h.  Maria Costa / 12:00h. Luiz Carlos, Conceição
Socorro Piork, Cleba, Eliete,  Irapoã
18:30h. Fernanda Marão
Dia 14 quinta-feira: 6:30h. Fidélia/18:30h. Francisco
Dia 15 sexta-feira: 6:30h. Maria Costa / 18:30h. João Batista
Dia 16  sábado: 6:30h. Eliete / 18:30h. Luiz Carlos, Irapoã, J. Paulo. Cleba
Dia 17  DOMINGO – Horários:
7:00h. Eliete, Cleba, Irapoã, Conceição
9:30h. Maria José, Maria Costa, Fifi, J. Paulo
19:00h. João Batista, Ribamar Jorge, Fernanda, Elizabete
Dia 18 segunda-feira: 6:30h. Dinorá / 18:30h. Irapoã
Dia 19 terça-feira: 6:30h. Eliete / 18:30h. Marlúcia
Dia 20 quarta-feira: 6:30h. Maria Costa / 18:30h. Luiz Carlos
Dia 21 quinta-feira: 6:30h. Francisco/ 18:30h. Cleba
Dia 22 sexta-feira: 6:30h. Conceição / 18:30h. Fernanda
Dia 23  sábado: 6:30h. Ribamar Jorge / 18:30h. João Batista, Irapoã, Elizabete, Ângela, 
Dia  24 DOMINGO – Horários:
7:00h. Fidélia, Clice, Francisco, Marlucia
9:30h. Maria Costa,  Ana Célia, Luiz Carlos,  Dinorá
19:00h. J. Paulo, Fernanda, Socorro Piosk,  João Batista
Dia 25 segunda-feira: 6:30h. Ana Célia / 18:30h. Eliete
Dia 26 terça-feira: 6:30h. Cleba / 18:30h. Fernanda
Dia 27 quarta-feira: 6:30h. Marlucia/18:30h. Conceição
Dia 28 quinta-feira: 6:30h. Luiz Carlos / 18:30h. Irapoã
Dia 29 sexta-feira – Abertura do Festejo da Padroeira do  Anil
6:30h.  Maria Costa, Dinorá, Eliete, Irapoã
19:00h. Fernanda,  Francisco,  Fidélia, Maria José
Dia 30 sábado: 6:30h.  Ana Célia,  Marlucia, Elizabete, Socorro Piosk
19:00h. Fernanda, Ribamar Jorge, Irapoã, Fifi

Ministros Extraordinários da Comunhão  Eucaristia; Assim são chamadas as pessoas que são convidadas e preparadas através de cursos para ajudar os sacerdotes. A função dos ministros é principalmente a de levar a Eucaristia aos enfermos e as pessoas que não tem condições de participar das celebrações da Santa Missa na Paróquia. Também ajudam os sacerdotes a distribuir a Sagrada Comunhão nas missas em que haja grande número de fiéis.

MOPEM

Grupo de Coroinhas

Coroinha ou Acólito é uma criança ou adolescente (desde que tenha sido batizado) que auxilia os sacerdotes nas funções do altar. Atualmente a função de coroinha é permitida também às meninas; em 1994, Sua Santidade o Papa João Paulo II autorizou que meninas também servissem ao altar. Hoje o Grupo de Coroinhas é um berço de novas vocações sacerdotais e religiosas, daí a importância do incentivo por parte da família.

Pastoral do Dízimo
 
A equipe da pastoral do Dízimo não pode ser considerada uma equipe secundária, ou um apêndice. Não se trata de uma equipe com a finalidade de captar recursos para a igreja ou administrar uma obra. Não se trata de um ato meramente financeiro-administrativo dentro de uma comunidade. É um trabalho Pastoral, por isso, seu objetivo é evangelizar sobre o Dízimo. E isso deve ser feito de modo tal que todos os membros da comunidade se sintam solidários e co-responsáveis na manutenção da paróquia. Na verdade, para sermos fiéis à Bíblia, o Dízimo deveria ser a fonte de recursos de uma comunidade de fé. Então, ele é sinal de partilha e de comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs.

Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo do realiza um curso preparatório para o sacramento do Batismo, onde são enfatizados  o batismo, suas exigências, compromisso de pais e padrinhos e  o significado dos sinais que encontramos no Batismo. Os membros da pastoral também auxiliam na celebração do batismo. Também há atuação quando se faz necessário conferir algum dado ou orientar em alguma necessidade.


Vicentinos 

Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

Terço dos Homens

Grupo dos Guardiões

Catequese: 1ª Eucarístia e Crisma

A Pastoral Catequética tem como objetivo revitalizar a catequese em nossa Igreja local,  fazendo ecoar fielmente a Boa Nova geradora de comunidades vivas e transformadoras de realidade. Procura, ainda, apontar pistas para a organização da Catequese, oferecendo orientações práticas para o processo catequético nas suas diversas etapas e situações, bem como orientações para a formação de catequistas e coordenadores de catequese.

Pastoral Familiar 

A Pastoral Familiar é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. Ela é o lugar onde mais se investe para o desenvolvimento de um país, já que a família é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.  A Pastoral Familiar parte da família real para a família do possível, sem perder de vista a proposta da família ideal, que é a família cristã, gerada a partir do sacramento do matrimônio e vivendo em forte unidade, harmonia e na gratuita e generosa solidariedade.

Movimento Apostólico de Schöenstatt
  
O Movimento Mãe Peregrina tem por objetivo evangelizar as famílias com a Mãe Peregrina, dando testemunho de fé, pela participação na comunidade, na liturgia dominical e nas celebrações. O movimento visita às famílias, numa atitude de respeito, de acolhida, de escuta, ajudando-as a superar suas dificuldades; é presença nos momentos de dor e alegria e cuida da imagem para que seja passada pontualmente no dia certo, mantendo a corrente de oração diária.

Grupo Renascer do AA/Grupo Alanon

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a permanecerem sóbrios. Eles oferecem a mesma ajuda a qualquer um que tenha um problema com a bebida e queira parar de beber. Por serem todos alcoólicos, eles tem uma compreensão mutua especial. Sabem como essa doença os atinge – e aprenderam como se recuperar do alcoolismo dentro de A.A.Os membros de A.A. dizem que hoje são alcoólicos – mesmo que não bebam há anos. Eles não dizem que estão “curados”. Uma vez que a pessoa tenha perdido a possibilidade de controlar a bebida, nunca mais é possível beber controladamente – ou, em outras palavras, ele nunca pode tornar-se um “antigo alcoólico” ou um “ex-alcoólico”. Mas em A.A. ele pode tornar*se um alcoólico sóbrio, um alcoólico em recuperação.

Equipe Missionária (Missões Populares)

Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária é a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres onde procura desenvolver todos os trabalhos que essa presença vem a exigir. A Pastoral mantém contatos e relações de trabalho e parceria com organismos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, como também ONG’s locais, nacionais e internacionais. Está junto das pessoas privadas de liberdade. Só a proximidade faz amigos permitindo apreciar profundamente os valores das pessoas privadas de liberdade, seus legítimos desejos e seu modo próprio de viver a fé. À luz do Evangelho reconhecem sua imensa dignidade e seu valor sagrado aos olhos de Cristo, pobre como eles e excluído como eles. Desta experiência cristã compartilharão com eles a defesa de seus direitos”

Pastoral da Comunicação  

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) surgiu em resposta à urgente necessidade da Igreja em utilizar e evangelizar os meios de comunicação social. Sua pedra fundamental é a carta encíclica Miranda Prorsus (Os maravilhosos progressos), escrita pelo papa Pio XII, em 1957. Esta é uma pastoral específica dentro da Igreja, com orientações e documentos do Vaticano e do Pontifício Conselho para as Comunicações, que se ocupa dessa missão. Atualmente, em nível de CNBB, a Pascom se situa na Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade.
Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional, como parte integrante da vida da Igreja, é uma das suas preocupações fundamentais. Constitui, por isso, uma prioridade pastoral. “Um generoso empenho certamente há-de ser posto – sobretudo através de uma oração insistente ao Senhor da messe (cf. Mt 9,38) – na promoção das vocações ao sacerdócio e de especial consagração. A Pastoral Vocacional procura atingir todas as pessoas, em todas as idades e ao longo de toda a vida. A pastoral vocacional não conhece fronteiras; dirige-se a todos e não apenas a algumas pessoas privilegiadas, porque todo o ser humano tem o desejo de conhecer o sentido da vida e do seu lugar na história; é uma proposta contínua que não acontece apenas uma vez na vida; não é só para jovens, pois o convite do Senhor a segui-lo dirige-se a todas as idades e a vocação considera-se plenamente realizada na hora da morte.

Pastoral da Sobriedade
 
A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão. Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social. A Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a recuperação de dependentes químicos e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.
Pastoral dos Enfermos

Pastoral Litúrgica
Pastoral litúrgica é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais. A pastoral litúrgica, ocupa-se com a formação litúrgica, visando a preparação e realização das celebrações. Dito isso, é fácil entender a necessidade, em cada comunidade, da Pastoral Litúrgica. Dela devem fazer parte pessoas com uma forte espiritualidade e sensibilidade litúrgica. É tarefa desta pastoral organizar com competência e criatividade toda a ação litúrgica que acontece na comunidade, preparando pessoas, dividindo tarefas e criando aquele clima que ajude a vivenciar as sublimes realidades que devem nos conduzir a uma forte experiência de Deus e a nos engajar na transformação do mundo. “Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações”.
Pastoral da Acolhida


Os membros da pastoral da acolhida devem se esforçar por ter a caridade de Cristo, a atenção de Maria, o espírito de serviço dos santos. Isso será alcançado na medida em que eles se aproximarem mais ao Senhor, na oração sincera, na devoção verdadeira à Santa Eucaristia, na confiança absoluta na graça de Deus. A pastoral da acolhida dever a certeza de que somos acolhidos por Deus e por isso podemos ser seus instrumentos.

COMIPA – Conselho missionário paroquial



Nenhum comentário:

Postar um comentário