Que a Imaculada Conceição te abençoe pela visita, hoje é

ORDENS E CONGREGAÇÕES

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos;

São Francisco de Assis (1182-1226), cidadão de Assis, da Itália e do mundo. Católico e aberto a todas as crenças centradas no louvor e na bondade de Deus. Três Ordens estruturadas e organizadas seguem a sua forma de vida, o seu testemunho e o seu espírito:
A primeira Ordem é dividida em Ordem dos Frades Menores, Ordem dos Frades Menores Conventuais e Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; A segunda Ordem refere-se à vida monástica contemplativa ligada à santa Clara; A terceira Ordem é dividida em Terceira Ordem Regular (vida religiosa consagrada) e Terceira Ordem Secular (OFS).
Os Capuchinhos fazem parte da primeira Ordem. É uma reforma aprovada em 3 de julho de 1528, para viver o espírito original de são Francisco de Assis e seus primeiros companheiros.
Os frades Capuchinhos se identificam com o povo e com as causas eclesiais populares.
 


Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas do Brasil;
A origem da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas remonta ao ano de 1899, quando em Alto Alegre, Barra do Corda, interior do Maranhão, estabeleceram-se as Irmãs Capuchinhas de Gênova, para educar cristãmente de modo especial as pobres meninas selvagens, que habitavam aquelas florestas .Fundada por Frei João Pedro,OFMCap



Congregação das Irmãs Franciscanas de Adoração Perpétua;

Madre Maria Theresia Bonzel, que era realizada e marcada pela espiritualidade de São Francisco, fundou no dia 20 de julho de 1863 na cidade de Olpe/Alemanha a Congregação das “Franciscanas da Adoração Perpétua” como Comunidade da Ordem Terceira Regular. Nas primeiras Constituições de 1865 descreve Madre M. Theresia meta e missão da Congregação com as seguintes palavras:
“ Conforme o exemplo de nosso Santo Pai Francisco empenham-se as irmãs em unir a vida contemplativa com a vida ativa na adoração perpétua e na prática das obras de misericórdia.”
Congregação das Irmãs da Caridade de Montreal;
A Congregação das Irmãs de Caridade de Montreal, mais conhecida no Canadá como «Soeurs Grises», foi fundada em 1737 por Margarida d'Youville. Margarida d'Youville, uma jovem viúva e mãe de dois filhos, teria tido muitos motivos para dedicar-se a eles com exclusividade, provendo- lhes o sustento. Contudo, passou para a história, como mulher de compaixão para com os sofredores de seu tempo. Fortalecida por um amor universal através da certeza de que se Deus é Pai, obviamente todos os seres humanos são irmãos, suscitou e foi exemplo para o seu povo, para a sua época, e para a contemporaneidade, uma caridade sem fronteiras. Margarida d'Youville foi uma mulher de fé que anunciou, com o seu testemunho de vida, o Deus de Jesus Cristo, um Deus presente nos pobres, nos necessitados, nos sofridos e abatidos, nos desesperançadas - pessoas marcadas por ausências materiais, espirituais, psico-existenciais.
 

Ordem Carmelita Descalça

Foi entre os anos 1451 e 1471 que o Beato João Soreth ( Geral da Ordem do Carmo) promoveu a instituição das monjas Carmelitas estas eram moças piedosas que se agrupavam e viviam nas Paróquia dos Freis Carmelitas e eram orientadas espiritualmente por eles na vida de Oração.Assim foram surgindo Mosteiros de monjas Carmelitas sempre orientadas pelos Freis . Em 1536 Santa Teresa de Jesus entrou para o Carmelo no Mosteiro da Encarnação em Ávila Espanha. Depois de alguns anos de intensa vida de oração ela deu início à Ordem do Carmelo Descalço, iniciando primeiro entre as monjas 1562 e depois com São João da Cruz os Freis Carmelitas Descalços 1568.
Sem cortar as raízes da antiga ordem, ela imprimiu um novo rosto ao Carmelo e deixou para sua família religiosa irmãs e irmãos um estilo próprio de vida de oração e de fraternidade.

 Congregação das Irmãs de São José
A Congregação das Irmãs de São José teve início no final do século XIX, na cidade de Lvóv (hoje Ucrânia). Esse período foi marcado pela intensa atividade Pastoral e Caritativa do Pe. Sigismundo Gorazdowski (1845-1920). Ele foi um sacerdote muito dedicado, que sabia compreender os sinais do tempo e responder com prontidão, generosidade e criatividade às novas necessidades. Ele foi o responsável pela criação de inúmeras obras de misericórdia em favor das pessoas pobres e necessitadas de Lvóv. Haurindo forças do exemplo desse incansável sacerdote, algumas mulheres que o ajudavam, demonstraram o desejo de se consagrar a Deus e pediram-lhe ajuda.  Em 17 de fevereiro de 1884,  aconteceu a solenidade de vestidura das primeiras cinco Irmãs da Congregação das Irmãs da Caridade de São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário