Que a Imaculada Conceição te abençoe pela visita, hoje é

FRADES CAPUCHINHOS

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO ANIL

frei José de Arimatéia da Luz Araújo, pároco e guardião
frei Eduardo Farias, vigário conventual e vigário paroquial
frei Jamilson Dias, vigário paroquial
Fraternidade do Coroadinho, colaboradora




A Ordem dos Frades Menores, em seu esforço por permanecer fiel às intenções do fundador, São Francisco de Assis, passou por muitas dificuldades ao longo de sua história, o que a levou a desacordos e divisões.
Os três ramos maiores da Primeira Ordem, os Frades Menores, os Frades Menores Conventuais e os Frades Menores Capuchinhos, tiveram cada um sua organização e estrutura legal, mas todos apelam para São Francisco como seu pai e fundador.
Os Capuchinhos são o ramo mais recente, de 1525, quando alguns Frades Menores das Marcas quiseram viver uma vida mais estrita de oração e de pobreza para estarem mais perto das intenções originais de São Francisco. Graças ao apoio da Corte Pontifícia, o novo ramo obteve bem depressa o reconhecimento e cresceu rapidamente, primeiro na Itália e depois, após 1574, em toda a Europa. O nome “capuchinhos” refere-se à forma especial do longo capuz; no começo foi como um apelido, depois passou o nome oficial da Ordem, que atualmente existe em 106 países em todo o mundo, com cerca de 10.500 frades que vivem em mais de 1.700 comunidades (fraternidades).
Simplicidade, proximidade do povo, espírito fraterno em nossas casas e no apostolado são os sinais visíveis que caracterizam nosso estilo de vida, ainda que tenha que ser incrementada a importância dada pelos primeiros capuchinhos à penitência e à vida de oração.
Além da Ordem capuchinha de homens, existem muitos mosteiros contemplativos de monjas capuchinhas e numerosas congregações religiosas de mulheres que se inspiram no carisma capuchinho, fundadas muitas vezes com a assistência de um frade capuchinho.
A Ordem Franciscana Secular, para os leigos, é uma organização independente que compreende toda a variedade franciscana. Menores, Conventuais, Capuchinhos e outros membros da Família Franciscana dão assistência espiritual à Ordem Franciscana Secular.
Todos esses grupos de religiosos e religiosas professos e os franciscanos seculares formam juntos a Família Franciscana.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir